Você está em: Home Icon Home Acessa Secretarias Icon Home Acessa Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Dados da Secretaria

Telefone: (54) 3613-4157 E-mail:smec@carlosgomes.rs.gov.br Horario de Atendimento:07:30 as 17:00 Endereço: Av. Padre Estanislau Holeinik, Centro

Membro(s) da Secretaria

  • Sandra Consalter Petkowicz Secretário(a)

Atividades da Secretaria

Entende-se educação como processo que faz parte da construção do saber e do ser, compreendendo esse processo não apenas como fator contribuinte ou formador do desenvolvimento cognitivo, mas sim, como formador do indivíduo de modo integral – em seus aspectos físico, emocional, afetivo, ético, moral, intelectual, social, cultural, - preparando-o para a vida, para a socialização com o meio que está inserido. Um processo de busca constante, de interação com  o meio e  troca de conhecimentos e sentimento: que aprende, incorpora e transforma hábitos e valores,  visto que a educação é integradora e auxilia no desenvolvimento das capacidades de conhecimento e sentimento, das possibilidades corporais, cognitivas, afetivas, morais, éticas, objetivando formar um cidadão que, mesmo nas diferenças e antagonismos, dialoga e respeita no seu semelhante, aprende a amar a vida – a sua própria e tudo o que é visto – e tem consciência de seus direitos e deveres.

Portanto,  entende-se educação como um processo de preparação cotidiana do indivíduo em sociedade para interagir com o mundo que o cerca e com tudo que neste mundo esta inserido. 

A Secretária de Educação conta com duas escolas municipais. A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Belo Horizonte que atende alunos do Maternal à Pré-Escola e  a Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa atendendo alunos do 1º ano ao 6º ano. 

A Secretaria subsidia também grupos étnicos e folclóricos, como o Grupode Dança Góry e o Grupo de danças Gaúchas Pegadas do Vale, no qual estão abertos a interessados que querem participar, ajudando-nos a divulgar e preservar nossa Cultura.